Oficina

A Oficina Técnica de Iluminação é fruto do Núcleo Técnico de Artes Cênicas-NUTAC, que apresenta as noções técnicas de iluminação para uma futura profissionalização, mediante a difusão de uma nomenclatura, documentação técnica de recursos disponíveis, e a percepção da luz na estetica da imagem de um espetáculo estabelecida em 02 (dois) módulos, onde os alunos poderão experimentar o que seria fazer um desenho de uma luz, passando por todo um processo, inclusive manipulando equipamento específico e presenciando a montagem, que inicia desde o circuito elétrico principal até ligação do dimer (rack), mesa de luz, circuito elétrico como vara de luz com a instalação dos refletores como conhecimento do mapa de luz, passando pelo roteiro, gravação e operação do espetáculo. Abordando a técnica em teatro, com experiências de como lidar com grupos, diretores, atores, e com os demais da equipe técnica, aplicando noções de montagem de teatro, rua e espaços alternativos. Tendo em vista montagens com tipos de efeitos tais como: fogo, vela e lâmpadas especiais. Buscando transmitir ainda, o conhecimento de equipamentos de teatro e caixa cênica, como por exemplo: palco italiano, semi arena, elizabetano dentre outros.

Módulos


Módulo I - Carga horária de 20 horas/aula.

Temática

Conceito de luz na física, percepção visual da luz, método exposição de fotos p&b, percepção visual, cor, exposição de fotos coloridas e pinturas e espaço cênico.Como iluminar espaços diferentes. Diagrama da estrutura de Iluminação e seus comandos. Refletores: tipos de refletores, vara e manipulação. Estudo prático de ângulos e seus efeitos. Controle, documentação da luz – mapa de luz, roteiro de plugagem, roteiro de Luz, montagem e Operação.

Workshop

Finalização da oficina com criação de uma cena aplicando noções de criação de luz, montagem e operação técnica.

Módulo II - Carga horária de 100 horas/aula.

Temática

O formato deste módulo consistente em um acompanhamento direto, nas montagens de espetáculos em vários teatros da capital e também suporte técnico de montagem e desmontagem,manutenção e improvisações técnicas nesta área. Exemplo: manutenção de refletores e acessórios,montagem simulada de rua, espaço alternativo e também no teatro.

Workshop

Finalização aplicação nas montagens de espetáculos.

Espaço

Centros Culturais, espaços de grupos culturais e teatros.

Hora aula

120 horas / aula.

Público-alvo

Agentes culturais, produtores, técnicos, atores, diretores, bailarinos, fotógrafos, músicos, artistas plásticos e interessados pela área.